A Raça


O cavalo Quarto de Milha é a raça mais popular em seu país de origem, os Estados Unidos da América. Nesse país, no início dos anos 1600, colonos ingleses passaram a cruzar éguas Puro Sangue Inglês com cavalos nativos (conhecidos como Mustangues), originalmente espanhóis.
Desses cruzamentos iniciais foram sendo selecionados animais com características próprias para a lida do gado. No trabalho do vaqueiro, o animal se especializou a ponto de tornar-se imbatível nas atividades de campo.
Após o trabalho nas fazendas, aqueles vaqueiros se reuniam às vezes em uma rua da cidade e disputavam corridas de curta extensão. Como se costumava adotar cerca de 400 metros para a corrida, o que corresponde a um quarto de uma milha (1.600 metros), o termo acabou por designar a própria raça.
Naquelas oportunidades, percebia-se que o cavalo apresentava uma explosão de energia muscular, tornando-se invencível em curtas distâncias. Com isso, passados mais de 400 anos, até hoje o Quarto de Milha é reconhecido e empregado como um excelente cavalo de corrida.
Na verdade, ele é sempre citado quando são relacionadas as principais raças utilizadas para corrida de cavalos. Contudo, esses animais têm outras características pelas quais se destacam.
Características
Considerado o primeiro cavalo de raça americano, tornou-se o mais popular em todo o mundo. E não é à toa: só na American Quarter Horse Association (AQHA), a mais importante associação de criadores, estão registrados mais de 3 milhões de animais.
Ele apresenta uma altura média de 1,52 metros, uma cabeça pequena e um corpo muito forte. Como resultado de sua conformação física, a principal característica da raça é a potência de seus músculos traseiros fortemente desenvolvidos. É o que lhe garante as explosivas arrancadas de que é capaz.
Outro traço próprio é sua capacidade de parar abruptamente, o que muito facilita a lida do gado. Ao mesmo tempo, esse domínio que o animal apresenta nos movimentos e nas paradas, assim como a habilidade de girar em torno de si mesmo, faz com que ele seja excepcional nas provas de hipismo rural.
Apesar de rústico, a personalidade dócil do cavalo Quarto de Milha lhe concede a preferência nos desfiles e nas paradas militares. Além disso, é considerado um cavalo muito inteligente e de doma fácil.
Todas essas características fazem da raça uma das preferidas em todo o mundo. Sua agilidade, força, velocidade, docilidade e facilidade de manejo conferem ao Quarto de Milha o lugar merecido.
A Raça no Brasil

No Brasil, a história do Quarto de Milha começou no ano de 1955, com a importação de 6 animais pela empresa Swift-King Ranch. Originários de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos EUA, os animais logo despertaram o interesse de diversos potenciais investidores.
Alguns anos mais tarde, em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo. Ainda hoje, a ABQM funciona no mesmo local. Até o início de 2017, o plantel da raça junto à associação registrava mais de 500 mil animais no Brasil, distribuídos por todos os estados brasileiros.
Segundo os registros oficiais, nos últimos 5 anos, foram comercializados mais de 27 mil animais, totalizando mais de R$ 1 bilhão. A média de preço por animal no Brasil hoje é da ordem de R$ 43 mil.
Esse é o mundo do cavalo Quarto de Milha, com sua história, principais características e curiosidades que você conheceu. Não é à toa que é a raça mais popular